15 de maio de 2015

DIA DO ARTETERAPEUTA - 22 DE ABRIL

Exposição Laços que nos Une


A arte é cultura, é a expressão da visão de mundo atrelada a características pluridimensionais - dimensões físicas, cognitivas, emocionais, sociais, éticas e estéticas do ser humano. A relação com a arte favorece o enriquecimento da visão de mundo do sujeito, o contato com uma variedade de realidades, o que oportuniza o cultivo da tolerância, do respeito a diversidade e ao próximo.

A Arteterapia permite o indivíduo abrir portas interiores, ter contato consigo mesmo, enfrentar medos, encontrar luz no fim do túnel. As linguagens artísticas nos possibilita buscar novos caminhos e nesse universo, não estamos sós. Tem sempre um conto e uma história que nos remete ao passado, a cura das nossas dores e a descoberta de quem somos. Nesse ir e vir, nessa busca incensante pela evolução do indivíduo, de quebrar amarras, encontrar a liberdade e de sermos o que queremos ser,  nos esbarramos com pessoas, cada uma com sua história pessoal, com suas dificuldades e experiências que possibilitam encontros. Encontros que possibilitam laços: Laços que unem, que liberta, que se integra e cura. Laços que celebram momentos e conquistas. Foi pensando na possibilidade de cada pessoa se comunicar com seus conteúdos internos que provocamos mais esse momento de encontro. Unindo individual e coletivo, compartilhando com amigos e familiares o que essa cápsula de ânimo pode causar: cura, mudanças, resignificações e transformação.

A exposição Laços que nos une foi composta por 22 trabalhos. As obras variaram entre desenho, pintura, colagem, modelagem e escultura. Houve dança e leitura de cordel. Ousadia e muita criatividade.  Foi um momento gratificante, um grande passo para a arteterapia em Maceió. O evento aconteceu no hall de entrada da Assembleia Legislativa - ALE. O início da exposição foi no dia 22 de abril (quarta-feira), com um coquetel para convidados da casa e dos expositores, e se encerrou no dia 27 de abril (segunda-feira), com o recolhimento das peças.



 Autora: Janaina Gaia Ribeiro Dias
 Obra: As Cores do Céu: Qual o Seu Neste  Momento?
 Ano: 2014
Material: Foto do pôr do sol impressa em cores diversas, cartolina amarela, madeira e isopor.

Autor: Fátima Leão
Obra: A cadeira e a arte contemporânea
Ano: 2014
Material: Retalhos de tecido sobre plástico, cola e pincel.


Autor: Alexandre de Almeida Souza Omena
Obra: Uno
Ano: 2014
Material: MDF, vidro, cola, impressora e fotografia,

Autora: Fernanda Moura
 Obra: SUCARTVIDA
 Ano: 2014
Material: Garrafa de vidro, garrafa Pet, fita crepe, fita adesiva, botões, flores de tecido e papel, sementes, vela, cola quente, cola branca e haste de madeira.

Autora: Lucylene Rodrigues Seixas
 Obra: Rose
 Ano: 2014
Material: Guardanapo de decoupagem, cola branca, fita dupla face, cordão, papel de scrapbook, verniz fosco e tinta PVA branca.

Autora: Maria Salete de O. Lins
 Obra: Anastásia
 Ano: 2015
Material: Garrafa de champagne, cola quente, tecido, feltro, olhos, fitas e tesouras.

Autora: Verônica Serpa
Obra: Além dos galhos secos
Ano: 2014
 Material: Caixas, juta, cola, guardanapo de decoupagem e EVA.

Autor: Luciana Márcia Silva de França
Obra: Encontros e desencontros
Ano: 2015
Material: Cd’s, tinta guache , pincel e tela.

Autora: Cristina Costa
 Obra: Colorindo a Vida
 Ano: 2015
Material: Tinta acrilex nas cores branca, verde, lilás e vermelho, pincel e tela.

Autora: Gilberta Silva de Melo
 Obra: Integração e Harmonia
 Ano: 2014
Material: Tela, tinta para artesanato, pincel e miçangas

Autor: Yago Gomes de Lima
Obra: Autoretrato daquilo que denominou-se inconsciente.
Ano: 2014
Material: Tinta a óleo sobre tela.

Autora: Clarissa de Amorim Magalhães Medeiros
Obra: Lembranças
Ano: 2014
Material: Martelo, prego galvanizado, barbante, compensado e molde.

Autora: Luziane Gil Dias
 Obra: Encontro com a simplicidade
 Ano: 2015
Material: Decoupagem de revista sobre tela.

Autora: Renata Machado Vergetti Alves
Obra: Arte faz parte
Ano: 2015
Material: Tecido, linha, agulha, peneira, cola quente, fita adesiva e tesoura.

Autora: Míriam Luna
 Obra: Mandala da Fartura
 Ano: 2015
Material: Tela 50x50, grãos (linhaça dourada e preta e xerém de milho amarelo), tapioca, ervilha seca, feijão azuki, pimenta calabresa, cola branca e verniz.

Autora: Roseane Mendonça
 Obra: Árvore da Vida
 Ano: 2015
 Material: Tela, tinta acrílica, pincel, tecido e strass.

Autora: Larissa Rezende
 Obra: Ares da Liberdade
 Ano: 2015
Material: Papel Paraná, arame, tinta acrílica, durepox e cola metálica.

Autora: Anna Karina Leite
 Obra: A Menina e o Monge
 Ano: 2014
Material: Cartolina, papel ofício, lápis de cor e fita


Autora: Eliane Ferro
 Obra: Fênix
 Ano: 2014/2015
Material: Giz pastel sobre papel Canson.

 Autora: Raiane Agnes
 Obra: Meu encanto de céu
 Ano: 2014
Material: Tela, gliter, pisca pisca, pincel e tintas azul escuro e azul claro.



Autora: Angélica Maria Lira Lins Nobre
 Obra: Reflexo da Infância
 Ano: 2015
Material: Tela, tinta azul, bonecas de pano, flores de palha e cola.

Autor: Ana Emília Meneses Bezerra
Obra: Cores
Ano: 2014
Material: Linha para crochê de cores variadas, agulha de crochê n° 10 e tela.


E a noite foi assim, recheada de ótimas companhias, muitas alegrias e agradecimentos por conquistas e desafios vencidos. Meu coração está batendo fora do peito. Pois meus laços e pingos coloridos estavam em muitos conosco nessa noite, expressando um pouco de suas histórias de hoje e de ontem. Gratidão é a Palavra de ordem. Agradeço a todos que somam em minhas aventuras. Mary Lene Viana primeiramente, que me incentivou, apoiou, e esteve em todos os momentos pensando em cada detalhe comigo. Clarissa Medeiros juntamente com Ronaldo Medeiros que não mediram esforços para fazer dessa noite um sonho realizado. A Daniel Firemann que dedicou seu precioso tempo a dá forma e contorno aos nossos expositores. A Kelcy Ferreira que nos orientou e auxiliou nessa primeira grande experiência. A Daniela Olganêz e Josie Muniz que dobraram, cortaram e colaram muitas cores, flores e amores para nossa exposição. A Eliane Ferro e Yago Lima que saíram dos bastidores do "Caleidoscópio" e vieram suar a camisa conosco, trazendo dança, alegria e bom humor. A Ana Mota, que sempre com sua boa vontade, sorriso e entusiasmo nos acompanha em nossos projetos.  A Sueca Comedoria - Renata Vergetti que nos presenteou com seus deliciosos quitutes. E aos nossos familiares e amigos, por estarem conosco nesses momento tão importante, único e expressivo. Onde nossos "artistas" foram encorajados a se mostrarem e dividirem suas histórias com o mundo.
Patrícia Rose





Michelle Moreira
Rose Damas
Samara Moura
Eklivann Marcel 
Grupo da Quinta

Grupo Nise da Silveira
Parceiras
Grupo InspirArte
Grupo Casulo
Grupo Caleidoscópio
Grupo A cor dar
Grupo Aquarela

A arteterapia é como uma árvore. É semente quando o nosso desejo de mudar se aponta. Ela chega de mansinho e vai se instalando dentro de nós; como a semente dentro da terra.
É, pensa que é fácil vida de semente? Não, vc fica ali, quietinha, sozinha, no fundo escuro da terra. Mas há sempre algo que vem te acolher. Chuva... Sol...
E, a semente vai sentindo a presença da vida, do calor e de repente, ela desperta, desabrocha. Toda vez que sente a presença do sol a lhe aquecer e a chuva a lhe refrescar, ela vai se fortalecendo e cresce, cresce, cresce. Até o dia que vira árvore frondosa, árvore amiga, que nutre, que dar frutos, sombra, flores, que enfeita e embeleza os olhos.
Árvore que cria raízes, que dar sustentação. Raízes que se espalham na terra e vai abrindo caminhos e vai facilitando a vida de outros seres.
Assim somos nós, quando descobrimos a arteterapia.
Arteterapia que palavra bonita! Arte e terapia o q será isso? Será que vale a pena? Vale!!! Vamos recebendo doses de encantamento e vamos percebendo como nos faz bem.
E vc quer mais, vc se sente disposto mesmo que sua vida não esteja lá tão boa. E vc percebe que ela é a chave, o caminho, é a cura para as nossas dores.
E vamos experiência do, compartilhando histórias, nos fortalecendo, nos nutrindo de arteterapia. E vamos criando laços, cheios de histórias, de superação, de crescimento, de vida.
E pensar que tudo isso só foi possível graças aquela sementinha que sozinha acreditou num sonho e despertou em nós esse ânimo.
No Brasil iniciada pelas mãos da médica alagoana e revolucionária Nise da Silveira e aqui em Maceió / Al recebe o nome de
Patricia Rose Teixeira Moreira nossa mestra que tão bem desempenha o seu papel, e pelas suas mãos, vão se unindo braços.
É por isso que hoje estamos aqui, para comemorar. São vários grupos, uns que chegaram e outros que partem. Uns que vem e traz outro e esse outro traz outro e assim nos fazemos laço. Todos unidos pela arteterapia e dividir com amigos e familiares um pouquinho do que a arteterapia faz em nossas vidas. Quem passa por aqui não passa em vão, tem em suas mãos a chance de ofertar ao outro doses de arteterapia e de mudar sua história, sua vida.
Obrigada Patrícia Rose, obrigada grupo!
Como já dizia Miguel de Cervantes" Quando se sonha sozinho é apenas um sonho... Quando sonhamos juntos é o começo da realidade"
Acreditem nos seus sonhos!
Acreditem em você!
Que a arteterapia seja sempre fonte de vida para todos nós.
Mary Lene Viana










Nenhum comentário:

Postar um comentário